carnaval2

10 dicas da fisioterapia para aproveitar o carnaval sem dores no corpo

O carnaval já está quase aí e você provavelmente deve estar muito ansioso para aproveitar as festas. Já sabe como vai curtir a folia? Seja nos bloquinhos, bailes ou no desfile das escolas de samba, o que importa é se divertir com saúde. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar lesões e outros problemas que possam prejudicar a sua mobilidade. Confira nossas dicas para um carnaval sem dores no corpo:

 

Dicas para aguentar a folia

Muitas pessoas passam o ano todo sem praticar atividade física. Quando chega o carnaval, elas submetem o corpo a movimentos que causam grande sobrecarga nos músculos e as articulações. Sem preparação prévia e condicionamento físico, isso pode acabar mal.

1. Tudo começa com a preparação

Para que seu corpo esteja preparado para aguentar a folia, é importante estar em dia com a rotina de exercícios. Se você já pratica atividade física no seu dia a dia, seu corpo estará mais adaptado a um ritmo acelerado. Isso reduz as chances de lesões e outros problemas com os músculos e articulações.

2. Faça um alongamento muscular

O alongamento dos músculos é muito importante para preparar o corpo para o início das festas. Principalmente na região dos membros inferiores. Isso evita problemas como contraturas musculares, inflamações e lesões. Alguns exercícios simples podem contribuir para melhorar a sua flexibilidade e mobilidade, ajudando a relaxar os músculos.

3. Use roupas e sapatos confortáveis

O uso de roupas leves facilita a transpiração do corpo e te deixa mais confortável para pular e dançar à vontade. Lembre-se também de escolher um calçado macio para cair na folia. Salto alto prejudica a sua coluna e pode ser a causa de dores e problemas como a fascite plantar.

4. Cuidado com a postura

Fantasias pesadas? Nem pensar! O excesso de peso sobre o seu corpo pode ser muito prejudicial à sua postura. Evite realizar movimentos bruscos na hora de dançar, sua coluna agradece.

5. Hidrate seu corpo

Nessa época do ano, faz muito calor. Portanto, esteja sempre com a garrafinha de água em mãos. Água de coco, suco de frutas e bebidas isotônicas também são uma ótima opção para se hidratar. Isso garante mais horas de diversão com saúde – especialmente se você estiver ingerindo bebidas alcoólicas.

6. Use protetor solar

Não dá pra ficar exposto ao sol durante o dia todo sem se proteger dos raios UV, né? Por isso, use e abuse do filtro solar. Ele evita doenças como o câncer de pele e também o envelhecimento precoce.

7. Alimente-se bem

Para aguentar todas as festas, seu corpo precisará de energia. Durante esses dias, consuma alimentos leves, ricos em fibras e carboidratos, pois eles irão te dar mais disposição. Evite alimentos gordurosos e frituras, já que eles possuem uma digestão mais demorada.

8. Beba com moderação

A primeira dica é: não beba de estômago vazio. O consumo de álcool em excesso pode causar uma série de problemas para a sua saúde. A bebida alcoólica desidrata os músculos e causa a fadiga. Então já sabe: beba com moderação! Você não vai querer que a festa acabe mais cedo, né?

9. Respeite o limite do seu corpo

É possível se divertir, respeitando os limites do seu corpo. Se você já possui algum problema na coluna ou membros inferiores, o cuidado deve ser redobrado. Evite se esforçar muito e faça uma pausa quando necessário. Do contrário, você poderá sair da festa cheio de dores e até mesmo com alguma lesão.

10. Procure descansar bem ao final do dia

E finalmente, descanse muito. Sempre que sentir sinais de cansaço durante a folia, procure um lugar para relaxar por alguns minutos. Dê um tempo para o seu corpo recuperar as energias. Colocar as pernas para cima por alguns instantes também pode ajudar na circulação do sangue.

Seguindo todas essas dicas, você garante a sua diversão com segurança e evita diversos problemas de saúde.

Carnaval sem dores no corpo é sinônimo de saúde

carnaval sem dores

Viu só como os cuidados com o corpo ao longo do ano todo influenciam os melhores momentos da nossa vida? Você não deve se preocupar com a sua saúde apenas no verão ou em épocas de festas. Então por que não começar a se preparar desde já para que você possa aproveitar ainda mais o próximo carnaval? A prática de atividade física melhora o condicionamento cardiorrespiratório e te dá mais disposição para encarar a folia.

A Clínica Cefisa te dá um empurrãozinho para você começar a se exercitar. Adote hábitos mais saudáveis em sua vida. Venha nos conhecer, agende uma avaliação pelo telefone: (16) 3333-1003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *