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Os 5 melhores alimentos para comer antes do treino

Quando se fala em perda de peso ou ganho de massa muscular é fundamental se ter em mente que a atividade física não é o único fator que influencia nos números na balança. Não é segredo que uma alimentação balanceada é importante, mas quando você come também é. Escolher bem o que comer antes do treino reflete diretamente nos resultados que você busca obter.

Carboidratos e proteínas são aliados dos praticantes de atividade física. Eles fornecem a energia necessária e ajudam na reconstrução da fibra muscular. Mas nada de alimentos gordurosos e tome cuidado com os alimentos ricos em fibras (já que elas estimulam o intestino!).

Entre carboidratos e proteínas, o carboidrato é ideal para comer antes do treino. Ele é o que fornece a energia que você precisa para praticar o exercício físico. A proteína é recomendada para depois da atividade, mas se o seu objetivo é ganhar massa muscular, é sempre bom combinar os dois.

Mas sempre vem aquela dúvida: carboidrato não engorda? Como ele poderia me ajudar a emagrecer?

O carboidrato

Aliado ou vilão na perda de peso?

O carboidrato é o nosso fornecedor número 1 de energia. É dos carboidratos que vêm o glicogênio. O corpo transforma o glicogênio em glicose. A glicose é um tipo de açúcar usado pelos músculos como fonte de energia durante a atividade física. Isso significa que sem glicose: sem combustível. Se seu corpo sentir falta da glicose durante o exercício a sua motivação para continuar irá diminuir drasticamente. Isso torna o carboidrato indispensável para se comer antes do treino.

Porém, isso não significa dizer que está liberado comer aqueles alimentos que todo mundo sabe que são ricos em carboidrato e que engordam. Nada de esbanjar nas massas, como arroz, pães, macarrão, salgados etc. Afinal, esses não são os únicos alimentos que contêm carboidrato. O quanto você come e o que você come é fundamental. Pão, macarrão e arroz sempre integrais. Frutas como a banana, a manga, a uva, a maçã são ótimas fontes de carboidrato. Assim como o Yogurt e o leite. Há também os vegetais ricos em amido como a batata-doce, a abóbora ou a ervilha.

Como podemos ver, são várias as opções. Mas então no que exatamente o carboidrato da banana, por exemplo, é diferente do das tantas massas citadas acima?

Como o corpo queima o carboidrato?

Por um lado, além de conterem pouquíssimo ou nenhum nutriente, os carboidratos contidos nas massas fornecem apenas uma fonte rápida de energia. Isso quer dizer que ele é absorvido depressa e, num instante, seu corpo ficará sem combustível outra vez. Os bons carboidratos, por outro lado, lhe darão energia suficiente, por uma quantidade razoável de tempo. Por essa razão, são indispensáveis para comer antes do treino. Além disso, eles possuem nutrientes vitais para uma alimentação saudável.

Quanto de carboidrato devo comer?

Equilíbrio costuma ser a chave para tudo. O excesso, independente do alimento, não fará bem ao seu organismo. A quantidade certa de carboidratos que se deve comer diariamente é de 200 a 300 gramas. O que não é muito, então escolha com sabedoria o que comer.

Pensando nisso, selecionamos 5 alimentos para comer antes do treino e que potencializam os seus resultados. Mostraremos ainda quanto de carboidrato cada porção possui. Assim, você será capaz de se planejar do jeito certo!

Batata-doce

Um dos melhores carboidratos para comer antes do treino

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Imagem: Shutterstock

A batata-doce é uma ótima escolha para se comer antes do treino. Além de ter um teor baixíssimo de gordura e de ser uma excelente fonte de carboidratos, a batata-doce é rica em sais minerais. Esses nutrientes ajudam na regulação do sistema muscular e nervoso. A batata-doce também é fonte de vitamina C e de vitaminas do complexo B. A vitamina C é boa para a pele, cabelo, unhas, é antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares. As vitaminas do complexo B, além de também serem boas para o cabelo e a pele, previnem a perda de memória e a enxaqueca.

A cada 100 gramas de batata-doce, 20 gramas é carboidrato.

Banana

Fruta mais indicada para se comer antes do treino

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Imagem: Shutterstock

A banana é uma fruta que geralmente se pensa quando o assunto é fonte de energia. Rica em carboidrato, ela é excelente para se comer antes do treino, especialmente por sua praticidade. Fonte também de potássio, ela ajuda a manter longe inimigos que comprometem uma boa performance, sendo alguns deles o cansaço e a fadiga muscular.

Mas lembre-se que a banana também é fonte de fibra. Portanto, observe se você tem desconfortos intestinais ao ingeri-la. Se for o caso, coma a fruta um bom tempo antes de praticar o exercício.

(Aliás: qualquer que seja o alimento, evite comer imediatamente antes da atividade,.)

Em 100 gramas de banana encontramos 23 gramas de carboidrato.

Açaí

Perfeito para comer antes do treino durante o verão

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Imagem: Shutterstock

Açaí é também uma ótima fonte de energia, rico em fibras e gordura boa. Não, não existe só gordura ruim. A gordura boa ajuda no combate à doenças cardíacas e AVCs, além de ser antioxidante e diminuir o colesterol ruim, aumentando o bom. Mas lembre-se de que estamos falando do açaí natural. Esse não engorda! Porém, tome cuidado com os adicionais. Sempre tenha certeza se o que está tomando é o açaí puro.

Assim como a banana, o açaí é rico em fibras, portanto procure saber se você tem um organismo sensível às propriedades desse nutriente.

100 ml de açaí contém 18 gramas de carboidrato,

Arroz integral

Rico em nutrientes

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Imagem: Shutterstock

O arroz integral é o substituto ideal do arroz branco, não pela quantidade de calorias, mas pelos seus benefícios. Ótima fonte de energia para se comer antes do treino, ele é rico em sais minerais, vitaminas do complexo B, vitamina E e K. A vitamina E ajuda no controle do mau colesterol, aprimora a capacidade cognitiva, a cicatrização da pele, entre outros benefícios. A vitamina K melhora a densidade dos ossos, traz benefícios para o cérebro, para a saúde cardíaca etc.

A cada 100 gramas de arroz integral, 23 gramas são de carboidrato.

Frango

Acompanhamento magro para comer antes do treino

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Imagem: Shutterstock

Para aqueles que procuram ganhar massa muscular, a proteína é item essencial do cardápio. Como fonte de proteína magra, o frango é uma excelente opção para se combinar com a batata-doce ou o arroz integral. Assim, somado ao carboidrato, você terá uma ótima fonte de proteína. A proteína no pré-treino ajuda não só na proteção dos músculos durante o exercício, mas também potencializa os resultados da musculação.

Se quiser se aprofundar no assunto e entender mais sobre os carboidratos e sua função no organismo, acesse o Manual Oficial de Contagem de Carboidratos, da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Por último, mas nem por isso menos importante, antes, durante e depois do treino não se esqueça de beber água. Sem água o seu corpo não funciona!

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