doenças causadas pelo sedentarismo

10 doenças causadas pelo sedentarismo

O número de pessoas sedentárias só aumenta com o passar dos anos. Mais da metade da população brasileira é sedentária a partir da adolescência. Para os números atingirem também nossas crianças não falta muito. Já está acontecendo. Cada vez mais cedo as pessoas já apresentam alguma doença causada pelo sedentarismo. Seja pela falta de tempo ou porque o celular vem se tornando mais interessante do que jogar futebol com os amigos.
Preparamos uma lista com 10 doenças causadas pelo sedentarismo ou pioradas por ele para mostrar mais uma vez a importância de se ter hábitos saudáveis.

1. Diabetes

Uma das doenças causadas pelo sedentarismo é a diabetes. A diabetes tipo 2 é resultado do excesso de açúcar no sangue. As chances de uma pessoa se tornar diabética aumenta 80% se ela não tem uma alimentação saudável e se apresenta uma vida sedentária.
O ministério da saúde atestou que, em 10 anos, o diabetes teve um aumento de mais de 60% entre a população brasileira.

2. Doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares também estão entre as doenças causadas pelo sedentarismo. Entre elas estão a doença arterial coronariana, a doença obstrutiva arterial periférica e os acidentes vasculares encefálicos. Na maioria dos casos, os pacientes ficam com as paredes dos vasos sanguíneos com acúmulo de gordura, obstruindo o fluxo sanguíneo.
Doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em todo o mundo. E, mais uma vez, com uma vida saudável, combinando atividade física e alimentação balanceada, 80% dos casos podem ser evitados.

3. Obesidade

Ainda que gere muita discussão, em 2013, a obesidade passou a ser considerada uma doença.
Pessoas sedentárias apresentam sérios riscos de se tornarem obesas. A obesidade cresceu 60% em nosso país, assim como o diabetes. Podemos perceber com esses números que o sedentarismo é a causa principal para o aumento e piora dessas doenças.
Segundo o ministério da saúde, em 2016 a proporção de brasileiros obesos chegou a 18,9%.

4. Osteoporose

A osteoporose é outra doença que pode ter sua causa no sedentarismo. É caracterizada pela desmineralização óssea e, consequentemente, pelo aumento do risco de fraturas. Cerca de 25% dos brasileiros têm osteoporose.
A prática de exercícios diários por, pelo menos, 30 minutos é recomendada para se evitar o enfraquecimento ósseo. E também para o seu fortalecimento e prevenção.

5. Trombose Venosa Profunda (TVP)

A trombose venosa profunda ocorre quando há a obstrução de um vaso sanguíneo importante, geralmente por coágulo de sangue ou gordura. É muito comum nos principais vasos dos membros inferiores. O sedentarismo pode causar essa doença, pois pessoas menos ativas tendem a apresentar uma circulação corpórea mais comprometida, facilitando o aparecimento da patologia.
A atividade física, assim como a alimentação balanceada, é o caminho para quem quer evitar esse problema.

6. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TGA)

O Brasil apresenta recorde de pessoas com esse transtorno. E ele está diretamente relacionado com a quantidade de atividade praticada pelo indivíduo. Essa ansiedade que falamos não é aquele nervosismo antes de uma prova ou quando você quer muito que alguma coisa aconteça logo, pois isso está dentro da normalidade. É determinado como patológico quando se torna constante e excessivo, interferindo na realização das atividades básicas de vida. A realização de atividade física promove a produção de substância no organismo, auxiliando no controle do transtorno de ansiedade.

7. Câncer

Você sabe quais são os fatores que mais contribuem para grande parte dos tipos câncer? Tabagismo, etilismo, obesidade e sedentarismo. Isso quer dizer que a relação do câncer com o modo com que vivemos é significativa.
O câncer de próstata, mama, intestino, pâncreas e endométrio estão diretamente ligados ao sobrepeso.

8. Depressão

A depressão também é uma doença que pode de alguma forma ser causada pelo sedentarismo. Uma vida sedentária não significa necessariamente não sair de casa ou não se relacionar com as pessoas. Mas se esse for o caso, o acúmulo de estresse e a ansiedade podem agravar o quadro depressivo.
A doença, que é determinada por uma alteração química cerebral, atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo e os números só aumentam. Portanto, para tratá-la é necessário o uso de medicação apropriada, psicoterapia e a realização de atividade física para promover a melhora da produção hormonal no sistema nervoso.

9. Gastrite

A gastrite provoca desconforto e queimação no no sistema digestório. Embora tenha sua causa diretamente ligada aos hábitos alimentares, o sedentarismo também pode ter uma forte contribuição no seu aparecimento.

10. Colesterol Alto ou Hipercolesterolemia

O excesso de colesterol ruim (LDL) no organismo facilita o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que impede a circulação local. Essa doença tem sua causa direta no sedentarismo e em alguns fatores de riscos.
A prática de exercícios diários (pelo menos 30 minutos) ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção do excesso desse tipo de colesterol. Evitando assim o aparecimento de doenças graves como as que acometem o coração.
O colesterol alto pode levar à outras doenças graves, como as do coração, que já vimos aqui.

doenças causadas pelo sedentarismo
Imagem: Shutterstock

A atividade física está muito além da busca por um corpo “ideal”. Uma vida ativa influencia em todos os aspectos da sua saúde. Do seu bem estar. Adicionar a prática de exercícios vai fazer você notar mudanças consideráveis no seu dia-a-dia. Rapidamente.
Além disso, muitas das doenças vistas em nossa lista então interligadas. Uma pode levar à outra. Uma pode agravar a doença com a qual você já tem de conviver. Tente fazer um esforço e tenha momentos na sua rotina em que possa praticar esportes ou qualquer tipo de atividade física. Não é só para a sua saúde física. É também essencial para a sua saúde mental. Para desestressar e sentir o espírito mais leve.
Todos nós sabemos que nos dias em que vivemos vem sendo cada vez mais difícil de mantermos o nosso emocional em um bom estado. Mas a melhor maneira de evitar isso é cuidar da saúde do corpo.

Muitas das doenças causadas ou favorecidas pelo sedentarismo são crônicas. O colesterol, o diabetes, a depressão, as doenças do coração, entre outras. Com elas você terá de conviver durante toda a sua vida. Começar um estilo de vida saudável desde já evita muitos transtornos futuros e muitos incômodos no presente.
A maior desculpa para uma vida sedentária é a falta de tempo. E realmente, o mundo está cada vez mais corrido. Mas não deixe que isso te impeça de se exercitar.
Em Araraquara, aqui na Cefisa, existem várias opções de treinos de diferentes intensidades e sempre acompanhados por profissionais capacitados.
Aqui você pode optar por Hidroginástica, Pilates, https://www.clinicacefisa.com.br/treinamento-funcional Treinamento Funcional. Ou, ou, se estiver em processo de reabilitação de alguma lesão, pode usufruir do tratamento fisioterapêutico em meio aquático (hidroterapia) ou em solo (Fisioterapia), dependendo da sua necessidade.