Pilates

Recentemente, o Pilates vem sendo reconhecido como umas das práticas de exercício físico mais eficientes. Ele foi desenvolvido no início do século XX por um alemão chamado Joseph Pilates – e batizado com o nome de seu criador.

A atividade tem a intenção e a capacidade de exercitar o corpo e a mente de quem pratica. Isso é realizado através de mais de 500 diferentes exercícios, que podem ser praticados no chão ou em equipamentos. Outro grande diferencial é a intensidade dos exercícios. Ela pode ser alterada para cada movimento e praticante. Isso engrandece as possibilidades do Pilates.

Pelo fato de idealizar uma respiração específica, o alinhamento corporal, o controle dos movimentos e as contrações musculares profundas, o método é indicado para pessoas de todas as idades e condições físicas que buscam melhora na qualidade de vida

Corpo e mente juntos no Pilates

Como a maioria dos movimentos são focados nos músculos centrais do corpo, o Pilates proporciona maior estabilidade e equilíbrio. A concentração necessária para cada movimento também exercita o equilíbrio mental e o foco.

Assim, a prática do Pilates promove uma consciência nos âmbitos corporal e mental.

Duvida? Então você precisa saber sobre a história da criação deste exercício. É incrível, e não vai te deixar dúvidas do real poder deste exercício sobre o corpo e a mente.

Joseph Pilates foi cativo de um campo de concentração. E foi lá que ele começou a desenvolver seus exercícios. Os equipamentos foram produzidos com as molas das camas dos presos. Ele pensou no bem estar de todos, inclusive daqueles que estavam em situação tão deplorável, que não conseguiam levantar de suas camas. No início, o conjunto de exercícios era chamado de Contrologia. Isso porque buscava fazer com que a mente mantivesse controle sobre todos os músculos do corpo.

Pilates Studio x Pilates Solo

O Pilates Studio utiliza equipamentos que oferecem resistência aos movimentos, intensificando os exercícios. Ele é indicado especialmente para pessoas que apresentam mobilidade reduzida. Idosos, pessoas obesas, pessoas com lesões na coluna também podem se beneficiar muito deste tipo de Pilates, pois através do uso de molas conseguimos controlar melhor os movimentos e promover a estabilização necessária.

Já o pilates solo é a prática do método realizada, como o nome diz, diretamente no solo. Também é conhecido como Mat Pilates, pois “mat”, no inglês, pode ser traduzido como tapete –que é o acessório essencial desta prática. Bolas, faixas elásticas, rolos e arcos flexíveis também podem ser utilizados durante os exercícios afim de dificultar ou mesmo facilitar a prática do método

Aqui na clínica Cefisa oferecemos aulas de pilates que mesclam exercícios nos equipamentos e no solo, voltados para as peculiaridades de cada praticante. São apenas 3 alunos por instrutor/fisioterapeuta, portanto conseguimos dar a atenção necessária para cada um.

Benefícios do Pilates

O método Pilates oferece muitos benefícios para quem o pratica:

  • Redução do estresse;
  • Aumento da flexibilidade muscular;
  • Melhora da consciência corporal;
  • Melhora do tônus/ consistência muscular;
  • Alívio da ansiedade;
  • Outros

 

Preencha seus dados abaixo


Não deixe nada atrapalhar suas atividade.

Está sentindo dor no quadril ou joelho?

Agende agora um atendimento

Venha nos fazer uma visita!

A Clínica Cefisa espera você para uma visita


Entre em contato conosco

Instituto Cefisa oferece cuidados e atenção igual com cada paciente, seja uma atleta ou idoso


2019 - Todos os direitos reservados - www.clinicacefisa.com.br